No bairro Chácara Flora, na Zona Sul, são mais de 2 mil metros quadrados cobertos de árvores, da época que o bairro ainda era mesmo uma chácara. Com o progresso, parte do verde foi preservado no novo condomínio construído com conceitos mais ecológicos e sustentáveis. “É fundamental esse verde, transmite um pouco de energia. À noite você toma um porre de oxigênio”, comenta um morador.
A água da chuva é armazenada em um reservatório e é usada para lavar a área comum e regar as plantas. Há uma economia de água e de energia.
Reciclagem
Uma atitude que já se tornou imprescindível é a reciclagem do lixo. Em um condomínio no Alto de Pinheiros, Zona Oeste, a separação do lixo já existe há 30 anos, quando pouco se falava em reciclagem.
O trabalho de conscientização ainda é diário. O condomínio junta entre 7 e 10 toneladas de material reciclado, que é vendido para cooperativas, gerando um lucro de quase R$ 900 por mês. A receita é só dos funcionários. No fim do ano, é feita uma festa para eles e família.
Como economizar:
Segundo especialistas, pequenos gestos dos condôminos podem gerar economia para os prédios:
- Se tiver dois elevadores, chame apenas um. Se tiver o visor informar em qual andar o equipamento está, chame o mais perto;
- O ideal é que todos os andares, corredores e escadas tenham iluminação com sensores;
- Troque as grandes duchas por menores, com jato concentrado.
Fonte: G1